Cursos de férias: metodologias alternativas na formação continuada

Autores

  • André Brown Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
  • Arthur Chrispino Universidade Federal Fluminense, RJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i17.3799

Palavras-chave:

Metodologias alternativas. Didática. “Geração Z”. Tecnologias.

Resumo

Esse trabalho trata das possíveis metodologias alternativas para a educação, considerando o contexto atual da chamada sociedade do entretenimento mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para aprofundar essas reflexões, foi feita uma pesquisa qualitativa, a partir de narrativas, anotações de campo e de relatos de experiência dos próprios pesquisadores, autores deste artigo e responsáveis pela elaboração dos cursos de férias. Como resultado da pesquisa, constatou-se que, para que haja aprendizagem significativa com as metodologias alternativas, a construção do conhecimento precisa acontecer de maneira ativa, envolvendo alunos e professores facilitadores. Para que os professores possam utilizar adequadamente as metodologias ativas e alternativas, é desejável que eles sejam habilitados, em seus cursos de formação inicial e/ou continuada, nessas práticas inovadoras de aprendizagem e ensino.

Palavras-chave: Metodologias alternativas. Didática. “Geração Z”. Tecnologias.

Vacations courses: alternative methodologies in continuing training courses

Abstract

This work deals with possible alternative methodologies for education, considering the current context of the entertainment society, mediated by the Digital Technologies of Information and Communication (DTIC). In order to deepen these reflections, a qualitative research was made, based on narratives, field notes and the researchers’ reports. These researchers written this article and were responsible for the elaboration of the Vacation courses. As a result, it was found that for meaningful learning with alternative methodologies, the construction of knowledge must take place in an active way, involving students and facilitating teachers. In order for teachers to be able to use active and alternative methodologies appropriately, it is desirable that they be enabled in their initial and / or continuing training courses in these innovative learning and teaching practices.

Keywords: Alternative methodologies. Didactics. Generation Z. Technologies.

Biografia do Autor

André Brown, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Doutor em Educação pelo ProPEd/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), membro do grupo de pesquisa Linguagens desenhadas e educação (Lingdes/UERJ).

Arthur Chrispino, Universidade Federal Fluminense, RJ

Mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, (UFF), RJ, Especialização em MBA em Gestão de Instituição Ensino Superior, MBA em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação e MBA em Governança Corporativa.

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Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Artigos