Certa herança conservadora: as relações entre ética, religião e educação na contemporaneidade

Autores

  • Marcio Santos de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18316/474

Palavras-chave:

Educação, Crise, Ética, Conservadorismo, Debate

Resumo

O artigo tem como foco a reflexão – histórica e política – sobre as condições concretas de se pensar uma educação de qualidade no mundo contemporâneo, enfatizando o cenário brasileiro. Destarte, almeja também realizar a crítica de algumas abordagens específicas dos problemas educacionais, sugerindo uma nova perspectiva para se pensar o problema. A tese a ser demonstrada defende a existência de uma essência conservadora no debate intelectual sobre os rumos da educação brasileira. Paradoxalmente, tal conservadorismo é elemento constitutivo tanto da corrente “progressista”, quanto da “conservadora”, alterando apenas a forma como o fenômeno se manifesta. Finalmente, defende-se que, numa sociedade democrática, é imprescindível não equiparar os
conceitos “direito” e “privilégio”. O estudante não é um fantoche manipulável ao bel-prazer dos pais, do professor, do assistente social ou de quem quer que seja; é ainda mais certo que ele é um sujeito pleno de direito, porém, não de
privilégios.

Palavras-chave: Educação. Crise. Ética. Conservadorismo. Debate.

A certain conservative heritage: the relations  among ethics, religion and education in the contemporary society

Abstract

This paper focuses on the historical and political discussion about the concrete conditions of thinking about a quality education in the contemporary world, emphasizing the Brazilian scenario. Thus, it also aims at criticizing some specific approaches to educational problems, suggesting a new approach to thinking about that problem. The argument demonstrates the existence of an intellectual conservative debate about the direction Brazilian education is taking. Paradoxically such conservatism is part of both the “progressive” and the “conservative” chains, interchangeably. Finally, it appears that in a democratic society it is essential not to balance out the concepts of “right” and of “privilege”. The student is not a puppet who can be easily manipulated by the parents, by the teacher, by the social worker; it is even more certain that he/she has rights, however, not privileges.

Keywords: Education. Crisis. Ethics. Conservatorism. Debate.

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Publicado

2012-08-21

Edição

Seção

Artigos