Construção da subjetividade humana e tecnologia da informação e comunicação – uma nova moralidade?

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18316/496

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação. Subjetividade. humana. Ética

Resumo

Este texto objetiva discutir o desenvolvimento da moralidade, importante constitutivo da subjetividade humana, na sociedade da informação, característica da modernidade. Começamos argumentando favoravelmente ao uso do termo “sociedade do conhecimento”, entendendo que este é muito mais amplo do que apenas a informação. Após apresentar a “perplexidade do homem” diante desse caleidoscópio de tantas mudanças vertiginosas, conceituamos subjetividade e moralidade, enfatizando o impacto da tecnologia da informação e da comunicação sobre ambas. Na última parte do texto, focalizamos o desenvolvimento da moralidade e o “caos” em que muitas vezes a sociedade da informação se constitui — para isso, mostramos visões mais críticas e mais otimistas, destacando a responsabilidade da educação.

 

Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação. Subjetividade humana. Ética.


Building human subjectiv, information technology and communication-a new moralit?

This paper discusses the development of morality, a major constituent of the human subjectivity in the information society, a characteristic of modernity. We started arguing in favor of using the term of knowledge society, meaning that it is much wider than just the information society. After presenting the perplexity of man in the face of this dizzying kaleidoscope of many changes, we conceptualized subjectivity and morality, we emphasized the impact of information and communication technology on both. The last part of the text focus on the development of morality and the chaos that is often the information society, showing more critical and more optimistic views, highlighting the responsibility of education.

Keywords: Information and communication technology. Human subjectivity.Ethics.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Edição

Seção

Artigos