O processo de aprendizagem em metaverso: formação para emancipação digital

Autores

  • Luciana Backes Centro Universitário La Salle
  • Eliane Schlemmer Universidade doVale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/1387

Palavras-chave:

Metaverso, processo de aprendizagem, formação de professores, emancipação digital

Resumo

Este artigo discute algumas tensões que emergem na formação relacionadas aos processos de ensinar e de aprender com o uso de tecnologias digitais (TD), entre elas o metaverso. Abordaremos conhecimentos construídos por meio dos projetos de pesquisa, dissertações e teses desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação Digital Unisinos/CNPq. Assim, apresentamos a compreensão sobre o imbricamento das aprendizagens técnico-didático-pedagógica, para a construção de práticas e de mediação pedagógicas que utilizem esta tecnologia na sua potencialidade. Isto quer dizer que precisamos desenvolver, necessariamente, a fluência técnico-didático-pedagógica do professor, a fim de contribuir para sua emancipação digital.

Biografia do Autor

Luciana Backes, Centro Universitário La Salle

Professora-pesquisadora do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, que atua no Mestrado em Educação. Sua trajetoria de formação contempla: graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l’Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Atualmente está em Estágio Pós-Doutoral na Université Paris Descarte - Paris V Sorbonne, com bolsa da CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente.

Eliane Schlemmer, Universidade doVale do Rio dos Sinos

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

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Publicado

2014-03-28

Edição

Seção

Dossiê