Programação e sequenciamento de produção: o caso de uma montadora de implementos rodoviários

Autores

  • Marcos Francisco Salvador Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Potiguar (UnP)
  • Eliana Andrea Severo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Unidade Maracanã.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1613

Palavras-chave:

Sequenciamento da produção, programação da produção, indústria metalmecânica

Resumo

Em função da concorrência de mercado as empresas buscam a inovação e a melhoria de seus processos produtivos, mantém-se operantes e competitivas. Em uma empresa de manufatura o melhor atendimento ao cliente implica em diminuir o lead time de produção, atende ao cliente no prazo acordado e na qualidade especificada do produto. Neste contexto, este estudo descreve a utilização da Programação e Sequenciamento da Produção na linha de montagem de uma indústria de Implementos Rodoviários, as etapas que foram realizadas para a implementação deste novo processo, bem como as ações necessárias e indicadores para o gerenciamento da operação. Também foram estudadas as formas de sequenciamento da produção, aplicado na linha de montagem, para um melhor aproveitamento dos recursos e melhoria da eficiência. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com o escopo em um estudo de caso. Como resultado apresenta-se uma melhor organização da linha de produção, melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, com definições e métodos estabelecidos,  sequenciamento de produção, melhora no fluxo de abastecimento e  consequentemente uma melhor organização dos demais setores da  empresa.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Salvador, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

MBAem Gestão Estratégica da Produção pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).Tecnólogo em Automatização Industrial pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).Capacitação em  Logística pela Faculdadeda Serra Gaúcha (FSG). Profissional da área de Logística.

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar (UnP)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela UFRGS. Graduação em Administração pela  UCS.Professor do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar (UnP).

Eliana Andrea Severo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Unidade Maracanã.

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela  UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Docente do Departamento de Engenharia da Produção do CEFET/RJ. Experiência na área de Administração e Ambiental.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Edição

Seção

Artigos