Análise do impacto das despesas com vendas na receita bruta de empresas listadas na BM&FBOVESPA

Autores

  • Gustavo da Rosa Borges Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Vania Regina Morás Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Taciana Rodrigues de Souza Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Roberto Carlos Klann Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB, Mestre Ciências Contábeis pela FURB

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.3

Palavras-chave:

Demonstrações financeiras, receita bruta, despesas com vendas

Resumo

Para que as organizações venham a ter uma receita financeira satisfatória, é pertinente que os gestores adotem estratégias e ações que visem a maximizar a receita bruta. Uma delas é um maior investimento em despesas com vendas. Assim sendo, a relação entre o impacto das despesas com vendas na receita bruta da empresa é uma informação pertinente aos tomadores de decisões, entretanto poucos trabalhos têm explorado esta temática. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar o impacto das despesas com as vendas na receita bruta de empresas listadas na BM&FBOVESPA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva por meio de dados secundários advindos do banco de dados da BM&FBOVESPA, considerou-se um período de análise de três anos: 2010, 2011 e 2012. Por meio de análise de Regressão Linear Simples, verificou-se influência das despesas com vendas na receita bruta em 44,23% das 52 empresas avaliadas, sendo esta relação de 62,20%. Verificou-se, ainda, uma relação similar tanto em empresas do comércio, em indústria, quanto em serviços, sendo mais intensa essa relação no setor de comércio. Por outro lado, em empresas de utilidade pública, as despesas com vendas exercem pouca influência sobre a receita bruta.

 

Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Administrador pela Universidade Católica de Pelotas  (UCPel). Atualmente é Bolsista CAPES.

Vania Regina Morás, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Ciências Contábeis e Bacharel em Ciências Contábeis pela FURB Atualmente é Bolsista FAPESC.

Taciana Rodrigues de Souza, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Especialista em Administração Estratégica e Financeira pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS) e Bacharel em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Atualmente é Tutora de EAD na FACOS.

Roberto Carlos Klann, Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB, Mestre Ciências Contábeis pela FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB.

Especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças pela UNIVALI.

Baracharel em Ciências Contábeis pela FURB.

. Atualmente é do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos