Uma colaboração canadense em educação inclusiva: reflexões sobre uma parceria de seis anos

Autores

  • Tim Loreman Concordia University Edmonton
  • Donna McGhie-Richmond University of Victoria
  • Juna Lea Cizman University of Victoria
  • Judy Lupart Concordia University Edmonton
  • Angela Irvine
  • Rob McGarva Pembina Hills Regional School Division #7
  • Shirley Craig Pembina Hills Regional School Division #7
  • Umesh Sharma Monash University

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.9

Palavras-chave:

Colaboração, colaboração universidade-escola distrito, educação inclusiva

Resumo

Este artigo examina as experiências de pesquisadores universitários canadenses e funcionários do distrito escolar que se envolveram em uma série colaborativa de 6 anos de projetos de pesquisa investigando a inclusão escolar na Divisão Escolar Regional de Pembina Hills, no Canadá. Como ponto culminante dos projetos de pesquisa, os membros da equipe de pesquisa se envolveram em uma sessão de consulta facilitada para explorar e articular as lições aprendidas sobre inclusão e colaboração ao longo do projeto. A principal descoberta foi que a colaboração é um fator crítico tanto na educação inclusiva quanto nas parcerias de pesquisa entre universidade e distrito escolar. As reflexões e experiências da equipe de pesquisa são examinadas e discutidas. A colaboração é ilustrada como pré-requisito e corolário de parcerias de pesquisa entre universidade e distrito escolar.

Biografia do Autor

Tim Loreman, Concordia University Edmonton

Professor, Vice President Academic and Provost, PhD (Monash), Concordia University of Edmonton, Faculty of Education, 7128 Ada Boulevard, Edmonton, Alberta, Canada.

Donna McGhie-Richmond, University of Victoria

Associate Professor, PhD (University of Toronto), Faculty of Education, University of Victoria.

Juna Lea Cizman, University of Victoria

Research Assistant, MEd (University of Victoria), c/o Dr. Donna McGhie-Richmond, Faculty of Education, University of Victoria.

Judy Lupart, Concordia University Edmonton

Professor, Canada Research Chair in Special Education (retired), PhD (University of Alberta), c/o Dr. Tim Loreman, Concordia University of Edmonton, Faculty of Education.

Angela Irvine

Consultant, PhD (University of Alberta), Angela Irvine Consulting.

Rob McGarva, Pembina Hills Regional School Division #7

Director of Student Services, Doctoral Student (Walden), Pembina Hills Regional Division.

Shirley Craig, Pembina Hills Regional School Division #7

Coordinator of Inclusive Practices, Pembina Hills Regional Division.

Umesh Sharma, Monash University

Associate Professor, PhD (University of Melbourne), Faculty of Education, Monash University.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Edição

Seção

Artigos