O uso de tecnologia da informação no processo de autoavaliação das universidades públicas federais do nordeste

Autores

  • Maria do Socorro Maia Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.24

Palavras-chave:

Avaliação, desenvolvimento tecnológico, ensino superior

Resumo

Após uma década de implementação do Sistema Nacional de Avaliação (SINAES) e da realização da autoavaliação institucional como um dos componentes dessa política, faz-se necessário investigar os instrumentos utilizados na avaliação interna das universidades públicas federais. Nesta perspectiva, esse artigo tem como objetivo identificar o impacto do uso de ferramentas da tecnologia da informação na autoavaliação de universidades públicas federais, situadas no Nordeste do Brasil, visando a contribuir com o desenvolvimento da autoavaliação nas instituições e com a melhoria desta política nacional. Abordam-se aspectos conceituais sobre a educação e o desenvolvimento tecnológico e também sobre Autoavaliação Institucional e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, baseada na exploração de fontes primárias, através dos relatórios de autoavaliação das 19 universidades públicas federais nordestinas, constituindo, assim, amostra intencional e não probabilística. Os resultados do trabalho permitem concluir que 90% das universidades pesquisadas fazem uso de alguma ferramenta tecnológica em seu processo de autoavaliação como subsídio na coleta e na análise dos dados, o que pode ser tomado como uma das possibilidades de aprimoramento dos instrumentos da avaliação institucional, contribuindo, portanto, com o desenvolvimento dessa prática nas instituições e com a melhoria da política nacional de avaliação.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Maia Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Especialista em Formação de Formadores em EJA pela Universidade de Brasília (UnB), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Política Pública e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente ocupa o cargo de Pedagoga na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação, eixo temático em Avaliação Institucional, com a tese "Avaliação da eficiência dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará: utilização de indicadores de desempenho como elementos estratégicos de gestão", pela FACED/UFC (2011). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, prestando assessoria à Pró-Reitoria de Administração como Diretora de Controle. Tem experiência nas áreas de Administração e Informática, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, gestão da informação, modelagem de software, planejamento de projeto, empreendedorismo, gerenciamento de projeto de software. Concluiu os cursos de Formação de Professor Conteudista e Formação de Tutores, pela Universidade Federal do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil. Professora conteudista das disciplinas Sistemas de Informação e Informática Básica no Curso de Administração à Distância, pela Universidade Federal do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil. Ministra as disciplinas de Gestão de Tecnologia e Gestão da Informação no Curso de Especialização em Gestão Hospitalar, promovido pela Universidade Federal do Ceará/UNIMED.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos