Análise da disseminação de estratégias de aprendizagem em ação em um curso de graduação em administração no Brasil

Autores

  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i1.3412

Palavras-chave:

Aprendizagem pela ação, professores, administração

Resumo

Este artigo analisa a disseminação de estratégias de aprendizagem em ação em um curso de graduação em Administração no Brasil. O estudo utiliza os pressupostos da teoria da aprendizagem pela ação e adota uma abordagem qualitativa, que utilizou a análise compreensiva e interpretativa dos dados e foi realizado com professores de cursos de administração que ministram disciplinas profissionalizantes. Os resultados revelam as dificuldades dos professores na disseminação de estratégias ativas de aprendizagem e indicam fatores limitantes para a utilização de tais estratégias de aprendizagem para o ensino. Conclui-se que os professores entrevistados não utilizam estratégias ativas de aprendizagem devido a alguns fatores limitantes e apontam os determinantes que contribuem para a disseminação de tais estratégias na educação gerencial.

Biografia do Autor

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do DCSA/CCAE/UFPB/CAMPUS IV

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do PPGA/UFPB/CAMPUS I

Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos