Para além das estruturas: uma compreensão das práticas de sustentabilidade ambiental em uma rede de supermercado no Ceará

Antonia Márcia Rodrigues Sousa, Quiriane Maranhão Almeida, Gilberto Frota Furtado, Franscisca Juliana Miranda Linhares

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos gestores e clientes-fidelidade em uma rede de supermercado no Ceará em relação às práticas de sustentabilidade ambiental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva quanto ao objetivo, com uma amostra de 11 gestores e 22 clientes-fidelidade. Para a compreensão dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a existência de práticas de sustentabilidade ambiental, implantadas de forma contínua e outras de caráter pontual, como ações de responsabilidade ambiental, políticas de compra, uso alternativo de embalagens, etc., entretanto, são desconhecidas pelos clientes-fidelidade da rede pesquisada. Pode-se concluir que, no contexto pesquisado, as práticas de sustentabilidade ambiental evidenciadas contribuem para a preservação do meio ambiente, porém, ainda são percebidas de forma genérica por parte do seu público.

Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade Ambiental; Consumidores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3453

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ISSN: 2316-5537

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