Liderança sustentável sob a perspectiva de docentes e discentes de um curso de gestão de recursos humanos

Autores

  • Retiele da Cunha Rodrigues Universidade Feevale
  • Cristiane Froehlich Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3507

Palavras-chave:

Liderança, sustentabilidade, liderança sustentável

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer a visão de docentes e discentes do Curso de Gestão de Recursos Humanos de uma Instituição de Ensino Superior sobre o tema liderança sustentável. Para atender a esse objetivo, a pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva, levantamento, quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário para uma amostra de 10 docentes e 56 discentes. Os dados foram analisados por meio da tabulação quantitativa e da análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados mostram que a minoria dos discentes e a metade dos docentes conhecem o tema liderança sustentável. Contudo, reconhecem a importância das questões relacionadas com a sustentabilidade no contexto organizacional e posicionam-se como favoráveis para a implantação de um projeto de liderança sustentável nas organizações. 

Biografia do Autor

Retiele da Cunha Rodrigues, Universidade Feevale

Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Feevale.

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração (UNISINOS). Especialista em Gestão e Planejamento de Recursos Humanos (UNISINOS). Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos