Análise relacional da gestão de risco da tecnologia da informação com a corporativa

Autores

  • Rosane Machado Maciel Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Alexandre André Feil Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3559

Palavras-chave:

Riscos corporativos, governança corporativa, gestão corporativa

Resumo

A gestão de riscos é um processo inalienável e imprescindível na práxis administrativa das corporações. Neste sentido, este estudo objetiva analisar a relação entre a gestão de riscos de TI e de riscos corporativos da empresa Agrícola. A pesquisa tipifica-se como qualitativa e estudo de caso. O procedimento técnico relaciona-se a entrevistas semiestruturadas, questionário fechado e documental secundária. A análise das informações coletadas ocorreu com auxílio do softwareSphinx Léxica 5.1. Os resultados indicam que a gestão de risco na TI é realizada com ausência de estrutura formal, sem integração e efetiva participação dos colaboradores. Na gestão de riscos corporativos, os esforços são direcionados aos riscos estratégicos e financeiros e há ausência da observação dos princípios recomendados na gestão dos riscos. Conclui-se que há uma relação entre a gestão de riscos de TI e corporativos, mas considerada frágil na empresa Agrícola. Além disso, não existe um processo formal de gerenciamento de riscos de TI, apesar de existirem iniciativas pontuais.

Biografia do Autor

Rosane Machado Maciel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale. Professora dos cursos de MBA na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Endereço postal: Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750. Email: machado.rosane@gmail.com

Alexandre André Feil, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário UNIVATES. Especialização em Gestão de negócios pelo Centro Universitário UNIVATES. Graduado em Ciências Contábeis pela pelo Centro Universitário UNIVATES. Atua como docente do curso de Ciencias Contábeis da Univates, editor geral da Revista estudo & Debate e Coordenador Científico do Tecnovates.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos