Estratégias de marketing eleitoral baseadas no programa de governo dos partidos políticos

Autores

  • Martha María Charris Balcazar
  • Antonio Yesid Pedroza Estrada Universidad Popular del Cesar

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3832

Palavras-chave:

Marketing eleitoral, programa de governo, mix de marketing

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as estratégias de marketing eleitoral utilizadas pelos partidos políticos que participam das campanhas eleitorais para a prefeitura da cidade de Valledupar, Colômbia, com base no programa de governo de cada uma dessas organizações. Foi do tipo descritivo, não experimental, transacional, documental e de campo. Como técnica de coleta, foi aplicado um questionário aos 9 chefes de partidos políticos com uma escala Likert validada por especialistas. A fundamentação teórica baseou-se em Barrientos (2010), Montecinos (2007), Vilar (2012). Os resultados mostraram um alto nível de desenvolvimento do mix de marketing em termos de produto, preço, praça e promoção, sendo importante ressaltar que o preço apesar de estar localizado no nível alto, justifica um ajuste contínuo de estratégias para captar o voto no diferentes segmentos da população, pois disso depende o sucesso eleitoral e, consequentemente, a implementação do programa de governo.

Biografia do Autor

Martha María Charris Balcazar

Administradora Pública, Abogada, Magister en Gerencia de Empresas.

Antonio Yesid Pedroza Estrada, Universidad Popular del Cesar

Doctor en Ciencias Políticas de la Universidad Rafael Bello Chacín (URBE). Especialista en Programa de Perfeccionamiento Profesional en Formación de Investigadores de la Universidad Rafael Bello Chacín (URBE). Especialista en Gestión Pública  por la Escuela Superior de Administración Pública (ESAP). Graduado en  Derecho por  la Universidad Popular del Cesar, (UPC). Graduado en  administración de Empresas por  la Universidad Popular del Cesar (UPC). Profesor del Programa de pregrado y Postgrado en Administración Pública la Escuela Superior de Administración pública (ESAP). Profesor del Programa de Derecho de la Universidad Popular del Cesar (UPC).

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos