O processo de desenvolvimento de novos produtos de uma indústria de produtos lácteos de alto valor agregado: O caso Gran Mestri

Fernando Fantoni Bencke, Eliane Fátima Strapazzon Beduschi

Resumo


O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de novos produtos de uma indústria de produtos lácteos de alto valor agregado. A empresa Gran Mestri, localizada no Extremo-Oeste Catarinense, se destaca no cenário nacional pela produção do queijo tipo grana padano. O estudo contou com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, e o método de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com auxilio de roteiro semi-estruturado com 6 pessoas que ocupam funções estratégicas e participam do processo de inovação. Também foi utilizada pesquisa documental e observação não participante como técnicas de coleta de dados. Os principais resultados destacam: gestão de portfólio, estratégia, ambientes de projetos, ambientes de projetos, habilidades e recursos, posicionamento estratégico do produto, pesquisa de mercado, liderança, ferramentas tecnológicas e organizacionais e de apoio; equipes multifuncionais e implantação de um Showrrom. O desafio em preparar produtores para fornecer a matéria-prima, e o cliente, em reconhecer um novo produto, são os principais fatores que marcam o processo de desenvolvimento de novos produtos da empresa. Também foi possível identificar a contribuição da empresa com o desenvolvimento regional em tornar a Região Oeste Catarinense como uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.


Palavras-chave


Inovação; Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos; Leite.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3916

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000