Citizen relationship management (CzRM): um estudo de caso em um hospital público português

Autores

  • Ana Sofia Fortunato ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Cristiane Drebes Pedron ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Irene Rebelo Cardoso ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

DOI:

https://doi.org/10.18316/858

Palavras-chave:

Citizen, relationship, management, (CzRM), sistemas de informação na saúde, estudo de caso

Resumo

O Citizen Relationship Management (CzRM) é uma estratégia das organizações públicas que procura melhorar o relacionamento com os seus cidadãos. Esta estratégia é inspirada nas iniciativas de Customer Relationship Management (CRM) das empresas privadas. Para tanto, são implementados valores do marketing relacionamento em articulação com um conjunto de Sistemas de Informação (SI) que auxiliam no tratamento individualizado do cidadão. Este artigo analisa como um SI pode contribuir para melhorar a relação entre um hospital público e os seus pacientes. O método utilizado foi o estudo de caso. Este estudo decorreu em um hospital público português de grande porte que passou pela adoção de uma ferramenta paper-free. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, análise de documentos secundários e observação direta. Os resultados demonstram que a adoção de um SI, apesar da grande resistência dos funcionários, aprimora os processos internos organizacionais reduzindo o tempo de espera no atendimento, o que resulta numa melhoria da qualidade do serviço prestado e, consequentemente, no aumento da satisfação dos pacientes.

Biografia do Autor

Ana Sofia Fortunato, ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Mestre em Marketing

Cristiane Drebes Pedron, ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Professora Auxiliar do Departamento de Gestão - Área: Sistemas de Informação

Irene Rebelo Cardoso, ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Investigadora na área de Sistemas de Informação na Saúde

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Publicado

2013-04-30

Edição

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Artigos