Sobre a Revista

Foco e Escopo

Saúde e Desenvolvimento Humano (ISSN 2317-8582) é um periódico especializado que publica produção científica nacional e internacional sobre processos das doenças e educação em saúde nos diferentes contextos socioambientais. Aprofundando fatores de risco (físicos, químicos, biológicos e comportamentais) e seus processos de prevenção. O foco em tecnologia e inovação em saúde é estimulado. Não serão considerados artigos com foco social ou outro foco que não esteja relacionado com manutenção da saúde física ou mental ou processos das doenças. Artigos nas seguintes áreas serão considerados:  Farmacoepidemiologia; Fisioterapia Preventiva; Reabilitação em Fisioterapia relacionada a doenças; Cuidados clínicos e saúde; Bioquímica clínica; Imunologia clínica; Dieta e intervenções e seu papel na saúde; Exercício físico e saúde; Toxicidade e genotoxicidade afetando a saúde ocupacional e populacional; Saúde mental relacionada a patologias; Psicologia: prevenção e promoção da saúde mental; Tecnologia e Inovação metodológicas em saúde.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão avaliados por pelo menos dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Os pareceres devem suportar o aceite ou rejeição dos textos, caso necessário o trabalho pode ser enviado a nova rodada de revisões. O processo é anônimo e documentado no SEER (OJS). Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito pelo Corpo Editorial se atender aos critérios de qualidade, originalidade e rigor metodológico adotados pela revista. A submissão do manuscrito requer que o mesmo não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo em eventos) e que não esteja sob apreciação simultânea em outro periódico. Os trabalhos de pesquisa devem ter sido submetidos e aprovados pelos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa, de acordo com a área de atuação, sendo obrigatório inserir o número do parecer favorável à realização da pesquisa, na metodologia do artigo científico. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores. Uma declaração de conflito de interesses deve ser incluída na submissão e assinada por todos os autores.

 

Periodicidade

Publicações em fluxo contínuo.

Um volume por ano composto por 3 números.

A partir de abril de 2021, os artigos aprovados são publicados on-line  assim que finalizados, editorados pela Revista e aprovados pelos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

A Revista Saúde e Desenvolvimento Humano está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação.

Para tal, defendemos os seguintes princípios, baseados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE).

 

SÃO DEVERES DOS/AS AUTORES/AS:
Garantir que existe um consenso entre todos/as os/as coautores/as na aprovação da versão final do artigo e na sua subsequente submissão para publicação.
Abster-se de submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais do que uma publicação e de submeter vários manuscritos semelhantes e/ou pouco relevantes, com base na mesma pesquisa.
Limitar a lista de autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução e a interpretação do estudo relatado e não incluir autores fantasmas e ‘convidados’. Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores/as em agradecimentos.
Apresentar um trabalho realizado de modo rigoroso, incluindo uma discussão objetiva do seu significado. Os dados subjacentes à investigação devem ser representados no artigo com precisão. Dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e inaceitável que levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE, incluindo solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.
Abster-se de tomar ideias ou trabalho de outros autores sem lhes dar o devido crédito. Incluir até uma sentença do manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada, é considerado plágio e constitui-se em crime, previsto na Lei 9.610 (Lei de direitos autorais) e no Art. 184 do Código Penal Brasileiro. Os revisores estão atentos à publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações), bem como ao plágio, e a Editoria utiliza ferramentas informatizadas para detectá-los. Casos de suspeita de má conduta serão tratados de acordo com fluxograma editorial.
Discriminar quaisquer potenciais conflitos de interesses financeiros ou outros relevantes para todos os autores ao submeter um trabalho.
Fornecer prova escrita de que a proteção da ética foi garantida quando a pesquisa envolve participantes humanos ou animais. Nomeadamente, prova documental de que a pesquisa foi submetida a conselhos independentes de revisão de ética adequados (comitês de ética e conselhos institucionais) para aprovação. Notificar imediatamente a Editoria caso descubra um erro significativo ou uma imprecisão no seu próprio trabalho publicado e cooperar com a Editoria para corrigi-lo ou, se for inevitável, retirar o artigo de publicação.

SÃO DEVERES DOS/AS AVALIADORES/AS:
Informar imediatamente a Editoria, caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
Abster-se de avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles, informando imediatamente a Editoria, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
Estruturar seus pareceres de forma objetiva e construtiva, de acordo com os elementos avaliados no formulário de avaliação, com observações redigidas de forma clara e cortês, e com base em argumentos científicos que as sustentem, de modo a que os/as autores/as possam utilizá-los para melhorar o seu artigo.
Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores tais como raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos/as autores/as.
Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
Informar imediatamente a Editoria, caso detectem qualquer violação de ética de publicação por parte dos/as autores/as do trabalho sob sua avaliação, incluindo casos de suspeita de plágio, publicação redundante.

SÃO DEVERES DOS/AS EDITORES/AS:
Assegurar que o processo de arbitragem científica dos artigos submetidos à Saúde e Desenvolvimento Humano seja anônimo (double-blind peer review), justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles, incluindo as identidades dos/as autores/as e dos/as avaliadores/as, permaneça confidencial.
Garantir que todos os artigos e revisões de pesquisa sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de interesses concorrentes, respeitando os pedidos dos autores de que um indivíduo não seja revisor de sua submissão, se estes forem bem fundamentados e praticáveis.
Solicitar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis falhas de pesquisa e publicação, incluindo design de pesquisa não ético, detalhes insuficientes sobre o consentimento do paciente ou a proteção de assuntos de pesquisa e manipulação e apresentação inadequada de dados, plágio e publicação redundante.
Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por conselhos independentes de revisão ética adequada e declarações escritas assinadas por todos os autores que obtiveram o consentimento dos participantes da pesquisa.
Manter sistemas para detectar texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
Garantir que a aceitação ou rejeição de um documento para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância do estudo para o escopo da revista Saúde e Desenvolvimento Humano. Procurar garantias de que todas as pesquisas foram aprovadas por um comitê de ética em pesquisa apropriado.
Garantir que os autores tenham um mecanismo de apelação contra decisões editoriais e estar sempre disposto a publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas, quando necessário e a justificar qualquer desvio importante dos processos de avaliação descritos.
Publicar e revisar regularmente as instruções para os autores e para os revisores e fornecer detalhes de como lidam com casos de suspeita de má conduta.
Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que este seja de alto padrão. Deixar de usar revisores que produzam consistentemente revisões descorteses, de baixa qualidade ou tardias. Adicionar novos revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes (não apenas contatos pessoais) para identificar novos revisores potenciais, tais como sugestões de autores e bancos de dados bibliográficos.
Solicitar uma resposta dos suspeitos de má conduta. Se a resposta não for satisfatória, solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.

 

Sponsors

  • Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas