A compreensão da repercussão dos esquemas iniciais desadaptativos, através da Teoria dos Esquemas, para otimização dos tratamentos de traumas

Autores

  • Jane Brito Lopes Universidade Luterana do Brasil - Gravataí Especialização na WP- Psicologia Cognitiva Comportamental
  • Wilson Vieira Melo UFRGS/University of Virgínia

DOI:

https://doi.org/10.18316/1511

Palavras-chave:

Teoria do Esquema, trauma, TEPT

Resumo

A importância do trauma na formação de esquemas iniciais desadaptativos tem sido bastante ressaltada na literatura. Este estudo buscou abordar a importância desta compreensão, através da teoria dos Esquemas, para contribuir na atuação clínica, junto a pacientes vítimas de traumas, e submetida à terapia de exposição de memórias, conforme protocolos de TEPT. Foi realizada uma revisão da literatura de artigos e capítulos de livros nas línguas portuguesa e inglesa no período 1976 a 2013. Os resultados encontrados apontaram contribuições significativas na junção da técnica de reelaboração das imagens, oriunda da Terapia do Esquema, à terapia de exposição. Compreende-se a importância desta conexão de abordagens para o rompimento dos padrões cognitivos disfuncionais e da reestruturação das memórias traumáticas.

 

Biografia do Autor

Jane Brito Lopes, Universidade Luterana do Brasil - Gravataí Especialização na WP- Psicologia Cognitiva Comportamental

Psicóloga, Especialista em Psicologia Cognitivo Comportamental, Formação em Vítimas de Traumas. Formação em Teoria dos Esquemas, Formação em Entrevista Motivacional, EMDR. Psicoterapeuta do Centro de Psicologia Cognitiva PSICOG.

Wilson Vieira Melo, UFRGS/University of Virgínia

Doutor em Psicologia (UFRGS / University of Virginia), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Professor do Insituto WP, Vice-Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (Gestão 2013/2015). Fundador e psicoterapeuta do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão