Motivos à prática regular de futebol e futsal

Autores

  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tierling Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cauê Hasse Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Quebéc à Trois-Rivières, Quebéc, Canadá.
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.1

Palavras-chave:

Motivação, Esportes, Adolescentes, Psicologia

Resumo

O presente estudo visa identificar os motivos que levam adolescentes à prática do futebol e do futsal. Para tanto, foi aplicado o Inventário de Motivos à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRAFE-54) a 61 adolescentes, de 13 a 17 anos de idade, praticantes de futebol ou futsal. Os resultados indicam que o principal motivo à prática regular destes esportes para estes adolescentes é o Prazer. Depois do Prazer, se destacam a Competitividade, Saúde e a Sociabilidade. A Estética e, principalmente, o Controle de Estresse não parecem ser motivos importantes para esta população. Os resultados indicam um alto nível de autodeterminação nestes praticantes, visto que a dimensão Prazer indica uma forte motivação intrínseca. Destaca-se que somente a dimensão Controle de Estresse não superou a média esperada. Estes resultados corroboram com alguns estudos realizados com indivíduos desta faixa etária e com outros estudos específicos destes esportes. Por fim, espera-se contribuir no sentido de mostrar os reais interesses deste público, auxiliando treinadores e psicólogos do esporte no desenvolvimento de seus respectivos trabalhos junto a estes jovens.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Fìsica (UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Roberto Tierling Klering, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado/Bacharel em Educação Física (UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Doutorando do Programa de Pós Graduação em CIências do Movimento Humano (UFRGS)

Cauê Hasse Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Fìsica (UFRGS)

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Quebéc à Trois-Rivières, Quebéc, Canadá.

Professor PhD da Univesité du Quebéc à Trois-Rivères, Quebéc, Canadá. Líder do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte).

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano

Professor Doutor do departamento de Educação Física e do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Líder do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte).

Downloads

Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

Artigos Originais