Amilase em um lugar incomum: uma rodada sobre diagnóstico de ruptura esofágica

Autores

  • Christopher Donald Palmer Kent Hospital Internal Medicine Residency Program, Warwick, Rhode Island
  • Alisa Merolli

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.10

Palavras-chave:

Empiema, Perfuração do esôfago, Derrame pleural, Amilase, Pós-emético

Resumo

Quando apresentado um paciente com uma nova efusão pleural, Light’s criteria são utilizados para determinar se o fluído é transu- dativo exsudativa ou na sequência de um toracentese. Isto leva a etiologia subjacente da efusão em 75% dos casos. No entanto, ocasionalmente Light’s criteria apresenta um quadro misto, obrigando-nos, assim, a expandir os testes e ampliar o nosso diagnóstico diferencial do derrame, como é necessário no caso abaixo.

Caso: Um homem de 66 anos de idade apresentou-se com queixa de dor no peito, tosse e mal-estar. Ele teve violentas crises de vômito pós-operatório e dor nas costas. Ele foi diagnosticado semanas mais tarde com um derrame pleural loculado, um empiema com necessidade de drenagem. O exsudato drenado necessitou testagens mais avançadas, levando assim a nossa constatação de um nível extremamente elevado de amilase no exsudado. O relato dos detalhes do caso analisa como um empiema foi diagnosticado neste paciente, e como ele foi encontrado para ser secundária a uma perfuração esofágica pós-emético.

Discussão/Conclusão: Pós-emético ruptura espontânea do esôfago é um diagnóstico sério. Migração da flora oral e da enzima digestiva em um espaço estéril (para-mediastino e no espaço pleural) pode provocar graves complicações. O rápido diagnóstico e reparação cirúrgica deve ser feita de alta prioridade. Perfurações esofágicas possuem uma alta taxa de mortalidade e de complicações, portanto, um paciente que apresenta dor torácica e seguintes crises de vômitos e tosse e mais uma radiografia de tórax anormal deve-se levar em consideração perfuração do esôfago.

Biografia do Autor

Alisa Merolli

Kent Hospital Internal Medicine Residency Program, Warwick, Rhode Island

Downloads

Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência