Revisão sistemática e meta-análise da prevalência de sarcopenia em idosos segundo diferentes metodologias

Autores

  • Ana Carolina Einsfeld Mattos UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS- UNISINOS
  • Lovaine Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.6

Palavras-chave:

Idosos, Envelhecimento da população, Prevalência, Sarcopenia

Resumo

Introdução: O mundo está envelhecendo e a literatura sugere que ocorrem diminuições da função do tecido muscular nos idosos, condição denominada sarcopenia. Diferentes métodos avaliativos da sarcopenia são relatados, dificultando assim sua real estimativa.

Objetivo: Verificar estimativas de prevalência da sarcopenia segundo diferentes metodologias.

Métodos: Pesquisa de revisão sistemática, seguida de meta-análise. Foram estimadas a amplitude e a Razão de Chances (RC) para um intervalo de confiança de 95% (IC95%) da prevalência média ponderada pelos respectivos tamanhos amostrais.

Resultados: Foram inicialmente identificados 398 estudos, 19 foram sistematizados e incluídas 19.145 pessoas. A prevalência média ponderada de sarcopenia foi de 33,3% (24,2 - 43,1%). A prevalência avaliada pelo método DXA foi de 41,3% (21,2 - 63,1%), pelo método bioimpedância foi de 48,3 % (25,6 - 71,3%) e segundo o método das variáveis de determinação esta prevalência foi menor 22,9% (9,7 - 39,7%).

Conclusão: A prevalência de sarcopenia em idosos atingiu níveis superiores a 20%. Observa-se que a bioimpedância tende a superestimar a prevalência de sarcopenia em aproximadamente 17%, enquanto que a utilização de diversas variáveis de determinação tende a subestimar a prevalência em aproximadamente 45%. Visando custo e reprodução, sugere-se a Bioimpedância como modelo avaliativo.

 

Biografia do Autor

Ana Carolina Einsfeld Mattos, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS- UNISINOS

GRADUADA EM NUTRIÇÃO

Lovaine Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MESTRE EM CIÊNCIAS MEDICAS:PEDIATRIA

Downloads

Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão