Processo de alta e prevenção à recaída: um relato de caso em clínica psicológica

Autores

  • Carolina Domingues Segalla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Endereço para correspondência: Av. Neusa Goulart Brizola, 600/705. Porto Alegre-RS.
  • Carla Bicca

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.15

Palavras-chave:

Processo de alta, Cognitivo-Comportamental, TCC, Prevenção à recaída

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência de atendimento durante a prática de estágio em psicologia clínica na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, no ambulatório do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no ano de dois mil e quatorze. O objetivo deste artigo é descrever o processo de alta com uma paciente atendida pelo serviço, com a apresentação da devida fundamentação teórico que o embasou. A finalidade do estudo é exibir o desenvolvimento e progresso do tratamento, promovendo uma melhor compreensão sobre a prática da etapa de alta na abordagem que fora utilizada. Para isso, foi feita uma revisão teórica, onde foram discutidas temáticas relevantes como Terapia Cognitivo-Comportamental, a remissão de sintomatologia e o processo de alta, bem como prevenção à recaída. Por meio de relatos de atendimento, foram exemplificadas e fundamentadas teoricamente e as práticas envolvidas no processo descrito.

Biografia do Autor

Carolina Domingues Segalla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Endereço para correspondência: Av. Neusa Goulart Brizola, 600/705. Porto Alegre-RS.

Psicologia

Downloads

Publicado

2016-05-03

Edição

Seção

Artigos Originais