Obesidade infantil: uma relação entre alunos de uma escola pública e particular

Autores

  • Isabela Candreva Godoy Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil
  • Lucas Sabadini Pontes Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil
  • Thiago Pereira Valentim Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil
  • Anderson Martelli Mestrando Ciências Biomédicas UNIARARAS; Professor da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP Avenida Padre Jaime, 2600 - Jardim Serra Dourada - Mogi Guaçu - SP
  • Lucas Rissetti Delbim Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da FAJ, Município de Jaguariúna – SP SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.19

Palavras-chave:

Obesidade infantil, IMC, Perímetro abdominal, Escola

Resumo

Atualmente a obesidade tem sido tratada como uma epidemia mundial, sendo crescente o número de crianças obesas nas cidades brasileiras. Na maioria dos casos, a obesidade está relacionada à ingestão de alimentos altamente calóricos e a falta de atividade física. O objetivo do estudo foi analisar a incidência da obesidade e sobrepeso em 136 crianças de uma escola pública e particular com faixa etária entre 07 a 10 anos. Para a quantificação dos dados foram utilizados métodos antropométricos como IMC e medida do perímetro abdominal. Os resultados mostraram prevalência de peso adequado entre meninas e meninos na rede pública, e meninos da rede particular. As meninas da rede particular apresentaram maior incidência de obesidade. Entretanto, meninos da rede pública apresentaram-se mais obesos que meninos da rede privada. Para a variável perímetro abdominal, o maior índice concentrou-se na escola particular e o menor índice médio estabeleceu-se na escola pública. A partir dos resultados, foi possível apresentar um amparo à diretoria das escolas para a utilização de algumas estratégias de intervenção, objetivando a redução no número de crianças obesas, melhorando assim, a qualidade de vida de seus alunos e reduzindo o risco de problemas cardiovasculares.

Biografia do Autor

Isabela Candreva Godoy, Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil

Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil

Lucas Sabadini Pontes, Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil

Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil

Thiago Pereira Valentim, Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil

Graduação em Educação Física pela FAJ, Município de Jaguariúna – SP, Brasil

Anderson Martelli, Mestrando Ciências Biomédicas UNIARARAS; Professor da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP Avenida Padre Jaime, 2600 - Jardim Serra Dourada - Mogi Guaçu - SP

Especialista em Laboratório Clínico – FCM, UNICAMP, Mestrando Ciências Biomédicas Uniararas; Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP.

Lucas Rissetti Delbim, Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da FAJ, Município de Jaguariúna – SP SP, Brasil.

Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da FAJ, Município de Jaguariúna – SP SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-05-03

Edição

Seção

Artigos Originais