Consumo de álcool e tabaco: fator de risco para doença cardiovascular em população idosa do sul do Brasil

Autores

  • Eveline Fronza Silva Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES – Lajeado/RS.
  • Gabriela Laste Programa de Pós Graduação em Medicina: Ciências Médicas. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS.
  • Ronaldo Lopes Torres Medico Pneumologista, Doutor em Ciências Pneumológicas.
  • Maria Paz L Hidalgo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS.
  • Roberta Stroher Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS
  • Iraci Lucena da Silva Torres Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2339

Palavras-chave:

Tabaco, Álcool, Idoso, doenças cardiovasculares

Resumo

Objetivo: este estudo transversal avaliou a associação entre consumo de tabaco e/ou de álcool e a ocorrência de doenças do sistema cardiovascular em população do sul do Brasil.

Métodos e Indivíduos: a população em estudo foi constituída de 229 idosos (56,3% de mulheres e 43,7% de homens) com mais de 60 anos moradores da cidade de Cachoeira do Sul/RS. Utilizou-se questionário estruturado, contendo questões relativas aos dados pessoais (idade, sexo, grau de escolaridade), uso de álcool e tabaco e relato de doenças do sistema cardiovascular.

Resultados: a prevalência estimada para uso de tabaco foi 38,4% (66% dos homens e 17% das mulheres). 24,5% são ex-tabagistas; gênero e grau de escolaridade mostraram associação com uso de tabaco. 37,5% dos tabagistas relataram uso de álcool. Ao analisarmos o relato de doenças cardíacas e consumo de tabaco, evidenciou-se associação significativa tanto na análise univariada quanto na multivariada. A regressão logística mostrou associação entre hipertensão e tabagismo. A prevalência estimada para uso de álcool foi de 35,4% (12,4% das mulheres e 65% dos homens). Cerca de 50% dos indivíduos hipertensos consomem álcool e observamos associação significativa entre idade e álcool. 19.2% relataram uso de álcool e tabaco.

Conclusão: consumo de álcool e/ou tabaco traz inúmeras conseqüências negativas para a saúde, destacando-se aumento da prevalência de doenças cardiovasculares.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos Originais