Percepção de gestantes primíparas quanto ao conhecimento prévio sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 1 ano

Autores

  • Magali Quevedo Grave Centro Universitário Univates/Lajeado/RS
  • Adriana de Paula Nunes Centro Universitário Univates/Lajeado/RS
  • Eduardo Périco Centro Universitário Univates/Lajeado/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2964

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, gestantes, estimulação precoce

Resumo

Contextualização: A mãe é a pessoa de maior contato com o bebê no início da vida, sendo importante que conheça as etapas maturativas e o processo de desenvolvimento psicomotor, principalmente no primeiro ano de vida.

Objetivo: Identificar se gestantes de primeiro filho conhecem previamente as etapas evolutivas pelas quais seu bebê passará, desde o nascimento até o primeiro ano de vida.

Método: O estudo classifica-se como de campo, exploratório descritivo, de caráter quantitativo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário autoaplicável semiestruturado com questões abertas e fechadas, respondido pelas gestantes primíparas que frequentavam os grupos de gestantes da rede pública de um município de pequeno porte do Vale do Taquari - RS, no período janeiro e fevereiro de 2013.

Resultados: Foram tabulados e analisados no programa Microsoft Excel e apresentados em forma de tabelas e gráficos, os quais demostraram que apenas 23% (7) das gestantes participantes possuem 50% ou mais de conhecimento quanto ao desenvolvimento psicomotor abordado na pesquisa e 77% (23) das gestantes obtiveram um resultado abaixo da média.

Conclusão: Os dados aqui apresentados evidenciam o desconhecimento de gestantes de primeiro filho sobre o conhecimento do desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 12 meses de idade.

Biografia do Autor

Magali Quevedo Grave, Centro Universitário Univates/Lajeado/RS

Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Centro Universitário Univates

Adriana de Paula Nunes, Centro Universitário Univates/Lajeado/RS

Fusioterapeuta, especialista em estimulação precoce.

Eduardo Périco, Centro Universitário Univates/Lajeado/RS

Biólogo. Doutor em Ecologia. Docente do programa de pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos Originais