Percepção de gestantes primíparas quanto ao conhecimento prévio sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 1 ano

Magali Quevedo Grave, Adriana de Paula Nunes, Eduardo Périco

Resumo


Contextualização: A mãe é a pessoa de maior contato com o bebê no início da vida, sendo importante que conheça as etapas maturativas e o processo de desenvolvimento psicomotor, principalmente no primeiro ano de vida. Objetivo: Identificar se gestantes de primeiro filho conhecem previamente as etapas evolutivas pelas quais seu bebê passará, desde o nascimento até o primeiro ano de vida. Método: O estudo classifica-se como de campo, exploratório descritivo, de caráter quantitativo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário autoaplicável semiestruturado com questões abertas e fechadas, respondido pelas gestantes primíparas que frequentavam os grupos de gestantes da rede pública de um município de pequeno porte do Vale do Taquari - RS, no período janeiro e fevereiro de 2013. Resultados: Foram tabulados e analisados no programa Microsoft Excel e apresentados em forma de tabelas e gráficos, os quais demostraram que apenas 23% (7) das gestantes participantes possuem 50% ou mais de conhecimento quanto ao desenvolvimento psicomotor abordado na pesquisa e 77% (23) das gestantes obtiveram um resultado abaixo da média. Conclusão: Os dados aqui apresentados evidenciam o desconhecimento de gestantes de primeiro filho sobre o conhecimento do desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 12 meses de idade.


Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; gestantes; estimulação precoce;

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2964

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e-ISSN: 2317-8582

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