Efeitos da prática do Método Pilates em atletas de diferentes modalidades

Regina Poletto, Adriana Marques Toigo

Resumo


Introdução: O Pilates é uma atividade física amplamente difundida e procurada devido à receptividade dos seus participantes. Surgiu como uma forma de condicionamento físico que busca o bem-estar geral do indivíduo. As pessoas, em geral, vêm cada vez mais se beneficiando do método como uma forma de reestruturação do corpo, procurando um nivelamento entre flexibilidade, força e resistência, e ainda como uma forma de prevenção de lesões. Apesar de todos os efeitos benéficos observados na prática dessa atividade, poucas são as evidências científicas encontradas nos dias atuais, no que se refere aos resultados com atletas de alto rendimento.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi revisar achados anteriores quanto aos efeitos da prática do Método Pilates por atletas, sejam eles amadores ou não.
Método: Foram selecionados e analisados artigos de periódicos arbitrados e estudos presentes em bancos de dados acadêmicos.
Resultados e conclusões: Observou-se que o Método Pilates trouxe benefícios no que tange ao desempenho esportivo, coordenação, flexibilidade, força muscular e postura. Dada a escassez de dados encontrados, verificou-se a necessidade de desenvolvimento de estudos com protocolos padronizados, com outras modalidades e com atletas do sexo feminino.


Palavras-chave


Métodos Pilates; Atletas; Efeitos; Desempenho.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000