O ensino sobre o processo de envelhecimento humano nos cursos de graduação em Educação Física

Autores

  • Pâmela Andrieli da Silva Tristão Unilasalle-Canoas/RS
  • Juliana Ludwig Justo Unilasalle-Canoas/RS
  • Adriana Marques Toigo Unilasalle-Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3181

Palavras-chave:

Envelhecimento, Graduação, Educação Física, Currículo

Resumo

Introdução: A Política Nacional do Idoso, entre suas competências, prevê adequar o currículo, incluindo a Gerontologia e a Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores.

Objetivo: Conhecer como se dá o ensino sobre o processo de Envelhecimento Humano nos cursos de Graduação de Educação Física de Instituições de Ensino Superior (IES).

Materiais e métodos: Estudo transversal composto por 7 indivíduos de ambos os sexos, representantes das IES participantes do Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas ao Envelhecimento em 2016. O instrumento utilizado foi um questionário composto por perguntas fechadas e abertas.

Resultados: Quatro IES oferecem a disciplina de Educação Física e Envelhecimento Humano no currículo do Bacharelado, mas nenhuma oferece no currículo da Licenciatura. Nas outras três IES, o assunto é abordado em outras disciplinas, com o tema voltado a públicos especiais. A disciplina foi incluída nos currículos entre os anos de 2009 e 2013. A disciplina tem carga horária de sessenta horas/aula, distribuídas em quatro créditos, localizada na grade curricular entre o quinto e oitavo semestre.

Conclusão: A oferta da disciplina Educação Física e Envelhecimento Humano ainda não é vista como obrigatória no Bacharelado e está ausente nos cursos de Licenciatura em Educação Física.

Biografia do Autor

Pâmela Andrieli da Silva Tristão, Unilasalle-Canoas/RS

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário La Salle, Canoas, Brasil.

Juliana Ludwig Justo, Unilasalle-Canoas/RS

Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Feevale, Brasil
Docente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário La Salle, Brasil

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 34 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e 77 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais