Aquisição gustativa na infância: teoria e estudos

Autores

  • Arthur Prado-Netto UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- CAMPUS XII-GUANAMBI
  • Tatyanne Gomes Marques Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia
  • Gabriela Prado-Netto Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3431

Palavras-chave:

Geusia, Neofobia Alimentar, Preferências Alimentares, Gosto

Resumo

Objetivo: Abordar as principais linhas de discussões e pesquisas experimentais sobre a aquisição do gosto (doce, salgado, ácido, amargo e umami) na educação da criança e como isso é refletido no desenvolvimento mental por meio das interações precoces entre o bebê, o ambiente e a mãe.

Métodos: Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Interuniversitária de Saúde em Paris, França, e do motor de pesquisa ScienceDirect.

Resultados: Os recém-nascidos e as crianças têm uma palatabilidade inata pelo doce. A preferência pelo doce diminui da infância à idade adulta. A mãe aprende a reconhecer as necessidades do lactente, graças aos sinais de fome e de mímicas gustativas faciais. O reconhecimento das necessidades do bebê e o fornecimento da resposta adequada são essenciais para a prevenção de transtornos alimentares na idade adulta. A preferência alimentar da criança começa no útero, uma vez que os estudos constataram que o fato da mãe consumir frutas e legumes durante a gestação e na amamentação diminui o risco de a criança rejeitar esses tipos de alimentos posteriormente.

Conclusão: A aquisição gustativa na criança é um tema rico e pouco explorado na literatura científica. Por isto, espera-se que esta abordagem possa suscitar estudos experimentais na população brasileira, de modo a estabelecer perspectivas no domínio da aprendizagem gustativa e na saúde da criança.

Biografia do Autor

Arthur Prado-Netto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- CAMPUS XII-GUANAMBI

Sou doutor e mestre em Psicologia (revalidados pela UFBA) pelo Instituto de Psicologia Henri Piéron da Universidade René Descartes (Sorbonne- França), com área de concentração em Saúde Pública, Ciências Cognitivas e Psicometria.

Professor visitante no departamento de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII-Guanambi.

Atuo  nos seguintes temas: Transtornos de Aprendizagem, Violência Escolar, obesidade infantil, Gerontologia (envelhecimento normal e a risco) e psicometria.

Tatyanne Gomes Marques, Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia

Doutoranda em educação (especificamente em Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas) e Mestre em Educação (mais especificamente em Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), especialização no "Ensino da Língua Portuguesa através da Literatura" (2002) e também em "Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental" (2007). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia. pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE/UNEB

Gabriela Prado-Netto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia

Fonoaudiologa, especilista em psicopedagogia, vice diretora do curso de extensão em Transtornos de Aprendizagem no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão