O efeito de aulas de hóquei indoor semanais no desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3744

Palavras-chave:

Desenvolvimento Motor, Hóquei, Intervenção

Resumo

Objetivo: Investigar as contribuições da iniciação esportiva ao hóquei indoor para o desenvolvimento motor (motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal) de crianças de 8 a 10 anos, e compará-las a crianças de mesma idade cujas aulas de Educação Física não contemplaram a iniciação a esse esporte.

Método: 21 crianças (grupo experimental) foram submetidas a prática semanal de hóquei durante as aulas de Educação Física, durante 10 semanas, e comparadas àquelas cujas aulas não incluíram o ensino desse esporte (grupo controle; n = 30). A bateria de testes utilizada foi a Escala de Desenvolvimento Motor, a qual foi aplicada antes e após a intervenção com hóquei.

Resultados: O grupo experimental apresentou diferenças estatisticamente significativas entre o pré e o pós-teste na idade motora geral, motricidade fina, motricidade grossa, esquema corporal/rapidez e quociente motor geral, representando uma diminuição no atraso motor. No pós-teste entre os grupos, somente a variável quociente motor geral organização espacial apresentou diferença.

Conclusão: O hóquei indoor, como modalidade de iniciação esportiva nas aulas de Educação Física, evidenciou potencial para desenvolver aspectos psicomotores em razão da diversidade de seu repertório motor.

Biografia do Autor

Nádia Gomes Lopes, UNILASALLE-Canoas/RS

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade La Salle, Canoas, Brasil.

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 34 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e 77 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais