Análise fatorial da Medida de Estresse Psicológico de 9 itens em uma clínica não clínica franco-canadense amostra de estudante

Autores

  • Sébastien Gélinas
  • Kathy Bélanger
  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves
  • Marcus Levi Lopes Barbosa
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti 1Université du Québec à Trois-Rivières

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.4201

Palavras-chave:

Validade, Fidedignidade, Universitários, Estresse Psicológico, Instrumento Psicométrico

Resumo

O objetivo deste estudo é testar o modelo fatorial, unidimensional, a 9-itens sobre Estresse psicológico de uma amostra não clínica de estudantes canadenses, avaliado pela Escala de Estresse Psicológico (EEP-9), de Louise Lemyre (1988), através dos princípios métricos das análises fatoriais e consistência interna. Foi utilizada uma amostra de 546 universitários (Mulheres = 79,6%, Homens = 20,4%; Idade média = 23,2; Desvio-Padrão = 7,3). Os resultados das análises fatoriais exploratória (explicando cerca de 55,3% da variância total do construto) e confi rmatória (GFI = 0,994; AGFI = 0,991; CMIN/DF = 3.77; RMSEA = 0,071; CFI = 0,985) permitem concluir que o modelo testado confi rmou satisfatoriamente sua unidimensionalidade. Os resultados do estudo da consistência interna, obtidos pelos cálculos Alpha de Cronbach, Ômega de McDonald, o maior coefi - ciente de limite inferior, e, também, o escore EAP, asseguram a precisão do modelo testado. Novos estudos devem explorar/testar outras importantes qualidades métricas deste instrumento (validade de conteúdo e fi dedignidade teste-reteste, entre outras).

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Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais