POESIA E PROGRAMAÇÃO: O MULTIFACETADO USO DO CONCEITO DE “LINGUAGENS” NA ARTE POR MEIO DO PROJETO LABORATÓRIO DE LINGUAGENS DO PANTANAL

Autores

  • Gabriel Bittar Domingues Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE - MS)
  • Lucas Sá de Assunção Fundect - MS
  • Lucas Henrique de Oliveira Lopes Fundect - MS

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v11i1.10682

Palavras-chave:

Filosofia, Iniciação Científica, Manoel de Barros, Poesia, Programação Web

Resumo

O propósito do artigo que segue é apresentar resultados oriundos de projeto de iniciação científica intitulado “Laboratório de Linguagens do Pantanal”, desenvolvido com o apoio da Fundect/MS. O projeto teve como objetivos: i) investigar temáticas relacionadas à poética de Manoel de Barros; ii) estudar linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento web; iii) criar um website em que se pudesse divulgar o conhecimento acadêmico e científico obtido por meio do projeto ao público amplo, de maneira a combinar tais conhecimentos com uma estética que fizesse referência à obra de Manoel. Os artigos, que são frutos do projeto, foram então condensados e inseridos neste artigo único. O primeiro tem por intuito a discussão de temáticas de base filosófica para a leitura da poesia de Manoel de Barros, identificando uma poesia que quebra paradigmas sociais e subverte normas gramaticais, colocando a linguagem em evidência. Já o segundo tema abordado vai no sentido do questionamento sobre a maneira com que Manoel de Barros com o tempo se intitulou vagabundo profissional, e sobre a sua maneira de ver arte em coisas que não tinham significado para um padrão artístico, criticando de maneira sutil a formalidade e a razão que os críticos tendem a usar em relação a arte, deixando de lado muitas das vezes o modo simples das pessoas se expressarem e mostrarem seus sentimentos através de diversas formas de expressão artística. Este artigo segue a metodologia de revisão bibliográfica em artigos e livros e outros materiais referentes às temáticas abordadas. Os resultados foram organizados e publicados no website www.conhecendomanoel.com, aberto ao amplo acesso público.

Biografia do Autor

Gabriel Bittar Domingues, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE - MS)

Professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE-MS) e coordenador do projeto Laboratório de Linguagens do Pantanal pelo programa Pictec da Fundect (MS). Doutorando em Metafísica pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Letras/Linguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), graduado em Letras/Português pela Faculdade Estácio de Sá Campo Grande (FESCG), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FESCG e especialista em Big Data.

Lucas Sá de Assunção, Fundect - MS

Bolsista de Iniciação Científica do Projeto PICTEC/MS pela Fundect. Cursando ensino médio na Escola Estadual Joaquim Murtinho de Campo Grande em Mato Grosso do Sul.

Lucas Henrique de Oliveira Lopes, Fundect - MS

Bolsista de Iniciação Científica do Projeto PICTEC/MS pela Fundect. Cursando ensino médio na Escola Estadual Joaquim Murtinho de Campo Grande em Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Artigos