DESENHOS: ENTRE AS MÃOS E O MOUSE

Autores

  • Maria do Rosário de Fátima Rodrigues Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Maria Aparecida de Faria Gomes Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Alexandre Pereira de Carvalho Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Andrea Maria Pereira Furtado Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Jéssica de Cássia Vilela Teixeira da Silva Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.1073

Palavras-chave:

Desenhos. Funções psicológicas superiores. Estética

Resumo

Objetivou-se analisar a produção de desenhos por meio de atividades: informatizada de aprendizagem e com lápis e papel, tendo como participantes alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, com idades entre 14 e 19 anos. O instrumento foi o ambiente informatizado A Bela Adormecida. As produções revelaram que houve o exercício das funções psicológicas superiores, tais como, percepção dos estilos, a escolha deles e a memória para retomá-los, trazendo-os para uma representação própria. Os desenhos permitiram aos alunos a organização da experiência vivenciada de uma forma estética, além de ter se constituído como uma expressão lúdica e criativa.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos