A CONTRIBUIÇÃO PARA O AVANÇO INSTITUCIONAL COMUNITÁRIO DA POLÍTICA EXTERNA DE FRANÇOIS MITTERRAND (1981-1995)
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v2i2.1115Palavras-chave:
François Mitterrand, Integração Europeia, Nível de análise do indivíduoResumo
Essa monografia apresenta a política europeia do Presidente Francês François Mitterrad no período 1981-1995 através de seu discurso público. O objetivo dessa análise é demonstrar qual o papel específico que o presidente francês exerceu na construção europeia para traçarmos, ao final, qual o efeito posterior de sua política europeia. Temos também como objetivos, identificar qual a origem da adesão de F. Mitterrand ao ideal europeu e qual o papel que a política europeia ocupou no exercício do poder na França. A análise da política europeia de Mitterrand revela que a Europa ocupou um espaço importante no exercício do poder. Nesse período Mitterrand lutou pela passagem da construção europeia à integração política, pela extensão das competências comunitárias, pela criação de instituições supranacionais e pela valorização da democracia na construção europeia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.