Processo de crioconcentração na indústria de alimentos: uma revisão da técnia e suas aplicações
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v12i2.11294Palavras-chave:
concentração em blocos; concentração por congelamento; tecnologia emergente; tecnologia limpaResumo
A crioconcentração, conhecida por sua eficácia, simplicidade e baixo custo, tem despertado crescente interesse na indústria de alimentos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão da técnica de crioconcentração e suas diversas aplicações. A técnica já demonstrou sua eficácia na preservação de compostos bioativos em sucos de frutas e vinhos, assim como na produção de concentrados de suco de maçã, laranja, uva e chá verde. À medida que a crioconcentração continua a evoluir, seu potencial como uma abordagem promissora para o desenvolvimento de produtos alimentícios de alto valor agregado torna-se cada vez mais evidente. Com a capacidade de preservar compostos bioativos, melhorar a qualidade nutricional e intensificar a concentração de sabores, a crioconcentração está desempenhando um papel significativo no cenário da indústria de alimentos. Sua simplicidade e custos acessíveis também a tornam uma opção viável, inclusive para pequenos e médios produtores. Assim, a crioconcentração não apenas contribui para a produção de alimentos de alta qualidade, mas também se alinha com princípios de sustentabilidade e economia circular, ao aproveitar ao máximo matérias-primas regionais e subprodutos de processos industriais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.