A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS CLÍNICOS E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: PELO OLHAR DOS BOLSISTAS

Autores

  • Cristiane Muller Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Giovana Pereira Fleck Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Pedro Henrique Mentz de Souza
  • Valéria Gonzatti

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11326

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico., Avaliação Psicológica, relato de experiência

Resumo

A disciplina é fundamental na formação em psicologia, proporcionando uma base  teórica, técnica e de conhecimentos necessários para conduzir avaliações psicológicas (AP). O objetivo é relatar as experiências, de bolsistas, das etapas de preparação e realização dos atendimentos de AP. A primeira fase da disciplina compreende a revisão de conteúdos que embasam a prática de AP. São realizados momentos de simulação de situações hipotéticas de casos para o exercício de como proceder diante de cada situação. Próximo ao início dos atendimentos, os estudantes recebem os casos, se organizam quanto ao papel que terão durante os atendimentos e definem um plano de atendimento. A etapa de preparação é importante tanto para o êxito do processo de avaliação quanto para garantir maior segurança e conhecimento aos estudantes, de forma que observa-se que os estudantes preocupam-se e realizam movimentos de reflexões e envolvimento quanto ao seu aprimoramento. No entanto, também existem problemáticas envolvendo as dificuldades na preparação em relação à disciplina bimestral, como o tempo bem mais limitado, a preparação muito mais intensa e os alunos que trabalham durante o dia acabam sendo prejudicados, pois não conseguem realizar as revisões de forma aprofundada. Por isso, considera-se muito importante que a disciplina ocorra de forma semestral, garantindo uma melhor preparação. A preparação para AP demonstrou ser essencial para o desenvolvimento dos estagiários. A combinação de revisões oferece uma base sólida para enfrentar desafios clínicos reais no campo da AP. Através do aprofundamento teórico e prático, os bolsistas enriquecem seu próprio repertório de habilidades e servem como incentivo aos estagiários. Como resultado, a disciplina não apenas cria profissionais competentes, mas também influencia positivamente a qualidade geral da educação e profissão. 

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Publicado

2024-07-26

Edição

Seção

Artigos