A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ESTÁGIO BÁSICO EM PROCESSOS CLÍNICOS E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: PELO OLHAR DOS BOLSISTAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v12i1.11326Palavras-chave:
Psicodiagnóstico., Avaliação Psicológica, relato de experiênciaResumo
A disciplina é fundamental na formação em psicologia, proporcionando uma base teórica, técnica e de conhecimentos necessários para conduzir avaliações psicológicas (AP). O objetivo é relatar as experiências, de bolsistas, das etapas de preparação e realização dos atendimentos de AP. A primeira fase da disciplina compreende a revisão de conteúdos que embasam a prática de AP. São realizados momentos de simulação de situações hipotéticas de casos para o exercício de como proceder diante de cada situação. Próximo ao início dos atendimentos, os estudantes recebem os casos, se organizam quanto ao papel que terão durante os atendimentos e definem um plano de atendimento. A etapa de preparação é importante tanto para o êxito do processo de avaliação quanto para garantir maior segurança e conhecimento aos estudantes, de forma que observa-se que os estudantes preocupam-se e realizam movimentos de reflexões e envolvimento quanto ao seu aprimoramento. No entanto, também existem problemáticas envolvendo as dificuldades na preparação em relação à disciplina bimestral, como o tempo bem mais limitado, a preparação muito mais intensa e os alunos que trabalham durante o dia acabam sendo prejudicados, pois não conseguem realizar as revisões de forma aprofundada. Por isso, considera-se muito importante que a disciplina ocorra de forma semestral, garantindo uma melhor preparação. A preparação para AP demonstrou ser essencial para o desenvolvimento dos estagiários. A combinação de revisões oferece uma base sólida para enfrentar desafios clínicos reais no campo da AP. Através do aprofundamento teórico e prático, os bolsistas enriquecem seu próprio repertório de habilidades e servem como incentivo aos estagiários. Como resultado, a disciplina não apenas cria profissionais competentes, mas também influencia positivamente a qualidade geral da educação e profissão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.