AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE FUTSAL NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO

Geovan Batista da Silva, Rone Paiano, Janisio Xavier de Souza, Vinicius Barroso Hirota

Resumo


O objetivo deste estudo foi avistar as contribuições das aulas de Futsal, no contexto da educação física escolar, na formação crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e através de uma pesquisa descritiva avaliamos 22 jovens adolescentes (n:22) de ambos os sexos, todos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola municipal em Jandira/SP, e como instrumentos adaptamos o questionário de perguntas fechadas proposto por Brito (1998), cujo objetivo do instrumento é avaliar as atitudes dos alunos sendo estas positivas ou negativas em relação as aulas de futsal. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos possui uma postura critica em relação às aulas de educação física e os conteúdos ministrados, principalmente no que se refere ao futsal, mostrando um equilíbrio entre gostar das aulas e a formação critica que as aulas de futsal procura despertar nos alunos, concluindo que o futsal como um dos conteúdos da educação física contribui, em partes, para a formação crítica dos alunos do terceiro ano do ensino médio.


Palavras-chave


Avaliação; Atitudes; Futsal; Ensino Médio.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/cippus.v3i1.1208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9032

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000