A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Autores

  • Jaqueline de Melo Moreira Valim Universidade LaSalle
  • Eduardo Pereira Machado Universidade LaSalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i1.1790

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Teoria das Inteligências, Múltiplas

Resumo

O presente artigo busca estabelecer as relações possíveis entre a literatura infantil e a teoria das inteligências múltiplas, de modo a articular metodologias objetivadas nas diferentes potencialidades do indivíduo, dessa forma buscando com que os alunos possam adquirir desde cedo não só o hábito, mas o gosto pela literatura através de opções, as quais passariam pelas oito inteligências descritas por Howard Gardner em sua teoria.

Biografia do Autor

Jaqueline de Melo Moreira Valim, Universidade LaSalle

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS) e  Especialista em Anos Iniciais e Educação Infantil pela Umiversidade La Salle (Unilasalle/RS).

Eduardo Pereira Machado, Universidade LaSalle

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2009), Especialista em Ensino de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e Licenciado em Letras pela mesma Universidade (2003). Além disso, cursou a parte curricular do Doutorado em Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra, o que lhe conferiu, pela universidade portuguesa, o Diploma de Especialização Avançada em Estudos Clássicos. Atualmente é Professor do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e do Colégio Leonardo da Vinci - Beta, local onde também é Coordenador de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras (do Ensino Fundamental à Pós-graduação), atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, língua portuguesa, produção de textos, literatura, ensino e tragédia grega.

Downloads

Publicado

2017-09-04

Edição

Seção

Artigos