IMPACTO DA GESTÃO DO POSTO DE TRABALHO NA PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Anderson Silva Anderson Apolinario Unilassale Canoas
  • Jonathan Santos Unilasalle
  • Monica Alves Unilasalle
  • Raissa Vertuoso Unilasalle
  • Sidnei Junior Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i2.2379

Palavras-chave:

Produtividade, Gestão do Posto de Trabalho, Teoria das Restrições

Resumo

Empresas e organizações de forma geral vivem em um ambiente extremamente competitivo, uma vez que a globalização apresenta desafios constantes, devido ao avanço seguido e contínuo de crises globais, que atingem tanto as pequenas, médias e grandes companhias. Somente as mais bem preparadas poderão sobreviver neste ambiente hostil, mas que também proporciona oportunidades de crescimento se assim a organização estiver disposta a utilizar-se das técnicas de melhoria que estão a sua disposição.

Levando em consideração que a produtividade procura realizar mais com menos (FALCONI, 2013), impactando diretamente no lucro, é de suma importância implantar técnicas que a gerenciem, buscando um aumento significativo da mesma, tornando a empresa competitiva. Dentre estas técnicas, o artigo proposto verifica a implantação da Gestão do posto de trabalho (GPT) e posteriormente a isto, a análise dos dados para verificar o impacto da proposta na produtividade do maquinário.

Para tal fim, realizou-se um estudo de caso, utilizando uma máquina de dobras para chapas de aço galvanizado, da Salvagnini (P4Xe), na empresa Midea Carrier, do ramo de eletrodomésticos e eletro industriais. A coleta de dados sobre produtividade, anteriores e posteriores as melhorias propostas neste trabalho, serão os indicadores para verificar se as mudanças atingiram e de que forma impactaram na produtividade do equipamento em questão, portanto observando os aspectos analisados verificou-se que a implantação do GPT, obteve melhorias significativas na produtividade da máquina em questão, impactando diretamente na “saúde” financeira da empresa.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Edição

Seção

Artigos