IMPACTO DA GESTÃO DO POSTO DE TRABALHO NA PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i2.2379Palavras-chave:
Produtividade, Gestão do Posto de Trabalho, Teoria das RestriçõesResumo
Empresas e organizações de forma geral vivem em um ambiente extremamente competitivo, uma vez que a globalização apresenta desafios constantes, devido ao avanço seguido e contínuo de crises globais, que atingem tanto as pequenas, médias e grandes companhias. Somente as mais bem preparadas poderão sobreviver neste ambiente hostil, mas que também proporciona oportunidades de crescimento se assim a organização estiver disposta a utilizar-se das técnicas de melhoria que estão a sua disposição.
Levando em consideração que a produtividade procura realizar mais com menos (FALCONI, 2013), impactando diretamente no lucro, é de suma importância implantar técnicas que a gerenciem, buscando um aumento significativo da mesma, tornando a empresa competitiva. Dentre estas técnicas, o artigo proposto verifica a implantação da Gestão do posto de trabalho (GPT) e posteriormente a isto, a análise dos dados para verificar o impacto da proposta na produtividade do maquinário.
Para tal fim, realizou-se um estudo de caso, utilizando uma máquina de dobras para chapas de aço galvanizado, da Salvagnini (P4Xe), na empresa Midea Carrier, do ramo de eletrodomésticos e eletro industriais. A coleta de dados sobre produtividade, anteriores e posteriores as melhorias propostas neste trabalho, serão os indicadores para verificar se as mudanças atingiram e de que forma impactaram na produtividade do equipamento em questão, portanto observando os aspectos analisados verificou-se que a implantação do GPT, obteve melhorias significativas na produtividade da máquina em questão, impactando diretamente na “saúde” financeira da empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.