OS EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBICO NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPOS 1 E 2
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.255Palavras-chave:
, Diabetes Mellitus. Exercício aeróbico. Dança.Resumo
O objetivo desse estudo foi revisar na literatura os efeitos do exercício aeróbico (especialmente na modalidade de dança) no tratamento do diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, apresentando resultados obtidos em pesquisa nacionais e internacionais. Inicialmente foram abordados aspectos conceituais sobre o diabetes mellitus tipos 1 e 2. Em seguida, verificou-se como o exercício aeróbico vem sendo utilizado como tratamento do diabetes e quais são seus benefícios em relação aos índices glicêmicos e doenças relacionadas (como hipertensão, hiperlipidemia, doenças coronarianas, neuropatia periférica, nefropatia, entre outras). Por fim, buscou-se informações sobre a dança como uma alternativa de exercício aeróbico como parte do tratamento do diabetes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.