A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v5i2.3129Palavras-chave:
Educador social. Criança institucionalizada. Desenvolvimento PsicossocialResumo
O presente estudo faz uma reflexão sobre o processo de institucionalização das crianças no Brasil. Nesse contexto, tem como tema a importância do educador social para o desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada, cujo objetivo foi conhecer se o estabelecimento de um vínculo afetivo entre ambos pode contribuir nesse processo. A investigação foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sistemática nos bancos de dados Lilacs, Scielo e Pepsic contemplando a produção científica publicada nos últimos cinco anos em relação ao tema abordado. As categorias de análise dos artigos abrangeram: Base de dados onde o artigo estava indexado; Título do artigo; Revista publicada; Ano de publicação; Área de formação dos pesquisadores; Objetivo e Conclusão. Com a análise dos artigos, observou-se que há poucas publicações recentes sobre o educador social/cuidador como figura importante no desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada e que raros analisam sobre a importância de seu papel no desenvolvimento dessas crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.