A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA

Autores

  • Camila Belíssimo de Souza Universidade Luterana do Brasil- ULBRA São Jerônimo
  • Marisa Beatriz Leonetti Marantes Sanchez Psicóloga, Mestre em Psicologia, docente do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, São Jerônimo

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v5i2.3129

Palavras-chave:

Educador social. Criança institucionalizada. Desenvolvimento Psicossocial

Resumo

O presente estudo faz uma reflexão sobre o processo de institucionalização das crianças no Brasil. Nesse contexto, tem como tema a importância do educador social para o desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada, cujo objetivo foi conhecer se o estabelecimento de um vínculo afetivo entre ambos pode contribuir nesse processo. A investigação foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sistemática nos bancos de dados Lilacs, Scielo e Pepsic contemplando a produção científica publicada nos últimos cinco anos em relação ao tema abordado. As categorias de análise dos artigos abrangeram: Base de dados onde o artigo estava indexado; Título do artigo; Revista publicada; Ano de publicação; Área de formação dos pesquisadores; Objetivo e Conclusão. Com a análise dos artigos, observou-se que há poucas publicações recentes sobre o educador social/cuidador como figura importante no desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada e que raros analisam sobre a importância de seu papel no desenvolvimento dessas crianças.

 

 

Biografia do Autor

Marisa Beatriz Leonetti Marantes Sanchez, Psicóloga, Mestre em Psicologia, docente do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, São Jerônimo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986),mestrado em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Luterana do Brasil ( 1997), especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP-Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental & Faculdades Integradas de Taquara (2011), Formação em Terapia do Esquema pela WP-Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental & NY/NJ Institute of Schema Therapy (2013).

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Publicado

2017-12-07

Edição

Seção

Artigos