A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DAS 5ª E 6ª SÉRIES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CANOAS, RS

Autores

  • Natália Vasconcelos da Silveira Böhm Centro Universitário La Salle
  • Adriana Marques Toigo Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v1i2.315

Palavras-chave:

dança, Educação Física escolar, alunos, professores

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o estado da arte da dança como conteúdo das aulas de Educação Física em turmas dos 5º e 6º anos em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Canoas, RS. Foram elaborados questionários com perguntas a respeito do interesse por parte dos alunos em relação à dança e as condições do professor em ofertar esse conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. Participaram da pesquisa 89 alunos e dois professores. Os resultados mostraram interesse por parte dos alunos na oferta da dança como conteúdo de Educação Física. Em contrapartida, os professores responderam que não ministravam essa modalidade nas aulas de Educação Física, justificando para não oferecer essa prática o seu próprio despreparo e a vergonha por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Adriana Marques Toigo, Centro Universitário La Salle

Educadora Física graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Especialista em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999.

Doutora em Ensino de Ciências (Biomecânica) pela Universidade de Burgos, Espanha, e Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2011.

Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário La Salle desde 2002

Downloads

Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigos