AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v1i2.317Palavras-chave:
Artroplastia do Joelho, Osteoartrite, Qualidade de Vida.Resumo
Introdução: A articulação do joelho possui grande parcela na funcionalidade do corpo humano, sendo indispensável para locomoção, manutenção da posição ortostática e movimentos rotineiros como sentar, correr e cócoras. Largamente exigida e com contínua carga sobre esta articulação, são comuns o aparecimento de alterações funcionais e de instabilidade. A artroplastia total de joelho é uma solução definitiva para processos degenerativos e tem como objetivo substituir componentes anatômicos articulares comprometidos por prótese.Objetivo: Avaliar a percepção de funcionalidade em atividades de vida diárias e a qualidade de vida em pacientes submetidos à artroplastia total de joelho.Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada com 06 pacientes submetidos à artroplastia total de joelho por osteoartrose no pré-operatório e 15º dia de pós-operatório (PO). Aplicou-se uma escala referente à funcionalidade do joelho, Escala de Atividades de Vida Diária (ADLS), e à qualidade de vida, Medical Outcomes Study 36 – Item Short-Form Health Survey (SF-36).Resultados: Houve diferença significativa nos sintomas (p<0,05) e nas limitações funcionais nas atividades diárias (p<0,05) relacionadas ao joelho no pré-operatório e 15º PO de artroplastia total de joelho. Entretanto não houve diferença significativa nos domínios relacionados com a qualidade de vida no pré-operatório e 15º PO desta cirurgia.Conclusões: Houve um melhora na sintomatologia e limitações funcionais pós artroplastia total de joelho, com uma tendência a melhora na qualidade de vida após 15 dias da intervenção cirúrgica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.