DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA DE MUNICÍPIOS – APLICAÇÃO EM CAMBARÁ DO SUL E CRISTAL

Autores

  • André Luis Bianchi Faculdade Senai de Tecnologia de Porto Alegre e Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v1i1.322

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Indicadores, Energia Renovável

Resumo

A visão de desenvolvimento e qualidade de vida dos dias de hoje, requerem que isto ocorra de forma sustentada em todas as suas dimensões. Pensando nisto, fica claro que para auxiliar nas tomadas de decisão para definir as melhores formas de se gerar e utilizar a energia é necessário se estabelecer critérios técnicos objetivos para diferentes escalas de comunidades. A relevância deste trabalho está, justamente, em sua proposta de criar subsídios que apóiem a tomada de decisão, orientando o planejamento e mostrando as potencialidades de cada fonte e definindo indicadores para o uso sustentável da energia. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar e aplicar uma série de indicadores para caracterizar o nível de auto-suficiência energética e orientar ações de comunidades visando a sustentabilidade. Esta caracterização é realizada através de indicadores que levaram em consideração: ações da sociedade, o uso da energia; os tipos de fontes energéticas disponíveis nas localidades e uma avaliação econômica para determinar o investimento ou não em gerações locais. Assim, foram criados indicadores que avaliam e orientam a construção de modelos regionalizados mais sustentáveis. Também foram definidas ações que se aplicadas tornariam a localidade mais auto-sustentável. A fim de validar a ferramenta, foram feitas duas avaliações em municípios do Rio Grande do Sul. O resultado evidenciado foi a facilidade de aplicação da ferramenta, bem como a considerável mudança nos índices se as ações de melhoria fossem aplicadas.

Biografia do Autor

André Luis Bianchi, Faculdade Senai de Tecnologia de Porto Alegre e Universidade Luterana do Brasil

Engenheiro Eletricista com Mestrado em Engenharia de Energia, é Professor do Curso Engenharia Elétrica da Universidade Luterana do Brasil e também é professor do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade Senai de Tecnologia de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Edição

Seção

Artigos