BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA E COMPETITIVA APLICÁVEL A UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVEIS

Autores

  • Luis Felipe Schmidt Unilasalle - Canoas
  • Jaime Antônio Nalin Unilasalle - Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v1i2.330

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Competitividade, Gestão estratégia.

Resumo

O trabalho desenvolvido apresenta os processos estratégicos que envolvem o Balanced Scorecard (BSC) como instrumento de vantagem competitiva para as organizações e sua aplicação através do estudo de caso na Hausgas Distribuidora de Petróleo Ltda, de forma a integrar as perspectivas empresariais relevantes para uma empresa. Suas etapas para elaboração iniciam a partir da definição da visão, da missão e da estratégia da empresa, sob o foco de quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O Balanced Scorecard, para ter eficiência, deve ser transparente e fácil de ser interpretado; deve ter um grupo de medidas cuidadosamente selecionadas que se originem da estratégia da empresa, não estabelecendo medidas próprias, deve seguir sempre as relações de causa e efeito e sempre relacionar as expectativas financeiras da empresa. O sistema Balanced Scorecard na geração de informações não é apenas fundamental para a tomada de decisão, mas também para análise de seus reflexos na organização, relatórios periódicos sobre a estratégia de vendas, pontualidade na entrega, satisfação dos funcionários, dentre outros, têm seu sucesso atrelado ao constante exame de seu impacto no desempenho financeiro e econômico da empresa. A pesquisa atingiu os objetivos propostos e percebeu-se que com a nova forma de gestão, a empresa pode obter resultado no curto prazo, mas principalmente cria valor futuro.

Biografia do Autor

Jaime Antônio Nalin, Unilasalle - Canoas

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Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigos