A INCLUSÃO SOCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM OITO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CANOAS NO BAIRRO MATHIAS VELHO

Autores

  • Juliana Ludwig Justo Centro Universitário La Salle
  • Anderson Moura Behm

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.343

Palavras-chave:

Professores. Educação Física. Inclusão social. Estrutura das escolas.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral compreender a concepção dos professores de Educação Física que atuam na rede pública do Município de Canoas no Bairro Mathias Velho frente à inclusão e a estrutura das escolas em relação aos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física. Os objetivos específicos são: identificar qual tipo de aluno especial se encontra na escola; identificar quais as possíveis causas das dificuldades dos professores; verificar se os professores têm algum tipo de apoio da rede em que atuam; verificar se os professores acreditam estar aptos para lecionar a qualquer tipo de aluno; verificar se as escolas estão adequadas para o acesso de portadores de necessidades especiais, como cadeirantes. Esta pesquisa é baseada em uma abordagem de investigação qualitativa, pois se apóia em referenciais teóricos de estudo de caso. A questão norteadora da pesquisa é: será que os professores de Educação Física da rede pública do Município de Canoas no Bairro Mathias Velho estão preparados para trabalhar com a inclusão social nas suas aulas? Os participantes são professores de Educação Física da rede pública do Município de Canoas no Bairro Mathias Velho. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, que foi gravada, e observação semidirigida ao propósito subjetivo, ou seja, como os profissionais percebem e qualificam suas atuações docentes e o apoio da escola na realização das exigências previstas pela educação inclusiva na Educação Física.

 

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Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos