O USO DAS FÁBULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Autores

  • Renan de Moura Rodrigues Lima UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v1i1.350

Resumo

 

O trabalho mostra a importância de usar as fábulas no Ensino Fundamental. Esse gênero textual, por ser curto e breve e por apresentar uma linguagem acessível, mostra-se como uma importante ferramenta para o plano pedagógico em relação ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na sala de aula. Baseado na teoria abordada foi possível perceber o quanto o uso da fábula é útil para a formação da criança, desde a utilização da “moral”, presente na maioria desses textos, como na sua estrutura textual. O fato de ela ser um produto espontâneo do ser humano, instrui e diverte, provocando discussões, reflexões e risos no leitor. Ao trabalhar esse gênero textual é possível ler e analisar diferentes textos, realizando um trabalho intertextual com eles, a partir da paráfrase e da paródia. Diante desses conceitos, foi desenvolvido o projeto com os alunos do Ensino Fundamental para elaborarem suas próprias fábulas, a fim de que elas, no final do projeto estivessem reunidas em um livro escrito por eles.

Palavras-chave: Fábula. Reescrita. Projeto. Leitura

Biografia do Autor

Renan de Moura Rodrigues Lima, UNILASALLE

Renan de Moura Rodrigues Lima - Licenciado em Letras - UNILASALLE - Pós-graduando em Gramática da Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Edição

Seção

Artigos