O USO DAS FÁBULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v1i1.350Resumo
O trabalho mostra a importância de usar as fábulas no Ensino Fundamental. Esse gênero textual, por ser curto e breve e por apresentar uma linguagem acessível, mostra-se como uma importante ferramenta para o plano pedagógico em relação ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na sala de aula. Baseado na teoria abordada foi possível perceber o quanto o uso da fábula é útil para a formação da criança, desde a utilização da “moral”, presente na maioria desses textos, como na sua estrutura textual. O fato de ela ser um produto espontâneo do ser humano, instrui e diverte, provocando discussões, reflexões e risos no leitor. Ao trabalhar esse gênero textual é possível ler e analisar diferentes textos, realizando um trabalho intertextual com eles, a partir da paráfrase e da paródia. Diante desses conceitos, foi desenvolvido o projeto com os alunos do Ensino Fundamental para elaborarem suas próprias fábulas, a fim de que elas, no final do projeto estivessem reunidas em um livro escrito por eles.
Palavras-chave: Fábula. Reescrita. Projeto. Leitura
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.