CONTROLE DIMENSIONAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v2i1.356Palavras-chave:
Processamento de Imagens, automação de medidas, Inspeção visualResumo
Atualmente, empresas se dedicam a melhorar a qualidade de seus produtos para ganhar espaço no mercado e conquistar seus consumidores. Processos repetitivos, realizados por seres humanos, tendem a causar Lesão por Esforço Repetitivo - LER. Além disso, trabalhos repetitivos reduzem a produtividade e a atenção. Neste sentido, técnicas para automatizar o controle de qualidade têm sido exploradas para reduzir o número de peças fora de especificação que chega ao consumidor. Este trabalho aborda técnicas para inspecionar peças, através do processamento de imagens. São analisados resultados obtidos com imagens artificiais e reais. A realização dos testes em imagens reais de tamanho 640x480 pixels mostrou que o erro médio é de 0,32% para o comprimento e 2,15% para a largura. O maior erro é obtido quando a distância a ser medida é muito curta e possui tonalidades brancas no objeto de interesse.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.