ANÁLISE DA PATOLOGIA DE ADERÊNCIA DOS REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS: ESTUDO DE CASO - PROBLEMAS E POSSÍVEL SOLUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/cippus.v7i2.5931Palavras-chave:
Patologias, Revestimento, Floursilicato de Magnésio, Ensaio de Resistência de Aderência à Tração.Resumo
O presente trabalho é direcionado a uma área muito empregada na construção civil no brasil, a dos revestimentos argamassados aplicados sobre superfícies de concreto. O estudo de caso tem como objetivo analisar a patologia de baixa resistência de aderência à tração de revestimentos argamassados em tetos sobre a superfície de concreto, buscando verificar as possíveis causas e uma solução viável. Como metodologia foi realizada uma revisão de literatura e após um estudo de caso de um empreendimento situado na cidade de porto alegre – rs, onde ocorreu a patologia da falha de aderência em um revestimento argamassado interno aplicado sobre a superfície de concreto em tetos. Para isso foram realizados ensaios de resistência de aderência a tração no revestimento, pré e pós aplicação do produto floursilicato de magnésio, sendo possível afirmar que o produto foi eficaz para este caso, pois nos ensaios sem utilização do produto foi obtida uma resistência média das amostras de 0,29 mpa e após a utilização houve aumento da resistência média das amostras para 0,37 mpa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Cippus está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.