A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 8D PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE QUALIDADE NO CLIENTE

Autores

  • Suelen de Oliveira Chies Universidade La Salle
  • Ricardo Buneder

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v7i2.6306

Palavras-chave:

Ferramenta 8D, Ganhos de Eficiência, Resolução de Problemas.

Resumo

Este estudo aborda a gestão da qualidade em uma indústria automotiva ao mesmo tempo em que propõe o aprimoramento da aplicação da ferramenta 8D para minimizar problemas de qualidade no cliente, bem como a reincidência destes problemas. Trata-se de uma pesquisa-ação com delineamento do tipo estudo de caso, em que os dados primários foram produzidos/coletados por meio de entrevistas não estruturadas, e os secundários a partir do gerenciamento e do registro de indicadores-chave da empresa estudada. Na discussão, realizou-se o entrelaçamento entre os aspectos teórico-conceituais e os dados produzidos, no sentido de explicar o problema do estudo. Na pesquisa efetuada, pode-se perceber a relação entre a metodologia utilizada para a resolução de problemas e o aumento da eficiência na aplicação da ferramenta 8D com consequente diminuição de reincidências de problemas de qualidade no cliente. Esta pesquisa apresentou como principal limitação o fato de utilizar-se de dados de uma única empresa. Sugere-se que, em estudos futuros, essa deficiência seja superada a partir da análise dos dados de outras empresas desse mesmo setor.

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Publicado

2019-12-23

Edição

Seção

Artigos