ANÁLISE DE PROCESSOS DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Kleber da Silva Varreira Universidade Lasalle, Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v8i1.6719

Palavras-chave:

Sistema de Gestão da Qualidade, Processo, Análise, Melhoria Contínua do Processo.

Resumo

Na construção civil há grandes conflitos e desafios de comunicação, conhecimento, interesse e objetivo em relação à equipe de trabalho da obra. Contudo, uma maneira adequada de lidar com cada indivíduo é estimular a capacidade para enfrentar as limitações e expectativas da empresa. Neste contexto, está inserida a empresa denominada “Alfa”, do segmento da construção civil, que optou por implementar o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 com o objetivo deaperfeiçoar e padronizar os processos interno e externo da empresa. Além disso, aumentar o gerenciamento da empresa com a conscientização e a percepção do funcionário em relação aos desejos da empresa à qualidade da obra e, principalmente, atuar como fator motivacional do colaborador. Para tanto o objetivo do presente trabalho foi analisar o processo de planejamento eexecução dos empreendimentosda empresa em prol da qualidade e a partir do Percentual do Planejamento Concluído (PPC) verificar a percepção perante a qualidade e os aspectos mais relevantes na gestão que contribua para a maior eficiência do processo.Foi realizado um estudo de caso na empresa Alfa,com as seguintes técnicas de coletas de dados: (a) análise dos documentoscorrelacionadosao planejamento; (b)observação do autor; (c) entrevistas com profissionais envolvidos com o processo. O principal resultado desta pesquisa a partirda análise esta relacionado a melhorar o processo da qualidadecom base nas entrevistas com profissionais envolvidos no processo.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Artigos