OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS ESTUDANTES DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Autores

  • Bruno Rodrigo Coelho Instituto Federal de São Paulo
  • Talita Leite Gonçalves da Costa Instituto Federal de São Paulo
  • Amanda Ribeiro Vieira Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18316/cippus.v8i2.6948

Palavras-chave:

Motivação para Aprendizagem, Gestão de Recursos Humanos, Cursos Superiores de Tecnologia.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os aspectos motivacionais que influenciam no aprendizado dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para atingir este objetivo, o tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa quantitativa do tipo levantamento. Entre as motivações predominantes dos respondentes para frequentarem as aulas do curso estão aquelas relacionadas ao futuro profissional, seguidas respectivamente por aquelas alusivas ao prazer de adquirir novos conhecimentos e pelas que estão associadas à autoeficácia. A principal ação indicada pelos respondentes com o intuito de aumentar a motivação dos alunos do curso foi a realização de mais aulas práticas. Os resultados apresentados nesse trabalho poderão auxiliar no planejamento das ações de permanência e êxito dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Sertãozinho do IFSP. 

Biografia do Autor

Amanda Ribeiro Vieira, Instituto Federal de São Paulo

Docente da área de Gestão do Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho

Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos